Partidas históricas: O jogo do Senta

  1. Leave a Comment

    O Futebol resultados também traz uma coletânea de partidas que entraram para a história do futebol brasileiro. No artigo de hoje, trataremos um clássico carioca que já completa 74 anos.

    O Jogo do Senta foi um apelido atribuído a um jogo entre Botafogo e Flamengo no ano de 1944. Os times disputavam pelo Campeonato Carioca daquele ano. Mais especificamente, a disputa foi realizada no Estádio de General Severiano, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 10 de setembro, um domingo.

    O primeiro tempo da partida foi bastante acirrado e terminou com um placar de 2×1 para o Botafogo, com gols de Valsecchi e Heleno. No segundo tempo, a situação ficou mais complicada para o Flamengo quando os jogadores Valter e Heleno marcaram mais dois gols para o Botafogo.

    No entanto, mesmo sob a elevada tensão do jogo, o time do Flamengo ainda conseguiu reduzir a vantagem do adversário quando Jarbas marcou um gol, deixando o placar em 4×2.

    Foi apenas aos 31 minutos do segundo tempo que o jogo conseguiu o nome que o fez entrar para a história do futebol brasileiro, não pelos resultados, mas sim pelo ocorrido durante a partida.

    Nesse momento, a partir de um chute do jogador Geninho, a bola bateu na trave adversária, quicou e voltou para o campo. Para o Flamengo, a partida continuava, mas o árbitro já havia declarado um gol para o Botafogo.

    Os flamenguistas acreditavam piamente que a bola teria quicado fora do gol e a declaração era inválida. Sem entrar em um consenso, os jogadores do Flamengo sentaram em campo e se negaram a continuar a partida, como forma de protesto. O desejo era que o gol do Botafogo fosse anulado.

    Contudo, com a tecnologia pouco desenvolvida da época, era impossível confirmar o ocorrido, já que nem as câmeras mais velozes foram capazes de registrar o momento.

    O momento em que os jogadores do Flamengo se recusaram a levantar do campo e continuar a partida provocou muita tensão, principalmente entre a diretoria do time. Mesmo que o vice-presidente do clube ordenasse a saída dos jogadores, os mesmos ainda se negaram a prosseguir até o apito final.

    Apesar de o Flamengo ter recorrido ao Tribunal contra o gol polêmico, o pedido não foi aceito e o resultado do jogo ficou registrado como 5×2 para o Botafogo. Mesmo com a partida conturbada, o Flamengo conseguiu vencer o Campeonato Carioca de 1944.

    A partida foi tão icônica que até deu origem a um livro, intitulado “O Jogo do Senta: a verdadeira origem do chororô”, que reúne uma pesquisa bastante ampla e algumas entrevistas.

    Para saber mais sobre jogos de hoje e resultados, basta consultar o Futebol Resultados, onde são fornecidos dados sobre as partidas em tempo real, além de resumos das últimas rodadas dos principais campeonatos em andamento.

114 queries in 0,298 seconds.